Notícias do mercado imobiliário
Avaliação de Imóveis
A avaliação de imóveis é uma função muito importante para o mercado imobiliário. Em caso de acordos e decisões judiciais, por exemplo, pode ser necessário que seja apresentado um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Ela é baseada em procedimentos técnicos e normas regulamentadoras, levando em consideração também outros critérios, como as características do imóvel e o mercado imobiliário da região onde está localizado.
E em caso de compra e venda, essa avaliação oferece uma base confiável para negociação além de tornar a compra mais justa para ambos os lados.
A avaliação é um dos primeiros passos da negociação de imóveis, através dela é possível identificar a situação do imóvel. Ela tem o objetivo de conhecer o imóvel e envolve uma pesquisa minuciosa sobre as condições que ele se encontra.
O papel do corretor, avaliador ou perito é verificar as características dos imóveis, sejam elas positivas ou negativas, e assim definir o valor justo do imóvel.
Este trabalho envolve analisar todo o imóvel, fazer um levantamento dos documentos, fotografia e análise dos arredores da propriedade.
Como é uma função importante, para cumpri-la o profissional deve ser formado em Engenharia, Arquitetura ou ser um corretor com o curso de Avaliação de Imóveis ou de Perito Avaliador.
Os profissionais também devem estar devidamente registrados no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis - CNAI ou possuir o certificado de Avaliador Imobiliário. Os avaliadores também devem estar regulamentados pelos órgãos responsáveis, CREA, CAU ou CRECI.
Tenha em mente que o parecer técnico pode ser importante para casos específicos — como processos de divórcios ou partilhas .
A negociação de um imóvel é um processo complexo, que envolve sentimentos muitas vezes controversos, muito dinheiro e uma boa dose de sensibilidade. Quem está vendendo acha sempre que sai no prejuízo, e quem compra sempre acha que está pagando a mais. Por isso, o papel do corretor de imóveis é muito importante em todas as etapas, a começar pela avaliação do imóvel. Chegar a um preço justo não é tarefa fácil.
Para que o serviço seja feito de maneira legal, é preciso estar de acordo com as regras estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
São avaliados uma série de itens, como:
- localização;
- acabamento;
- documentação;
- atividades básicas;
- revestimento;
- pintura;
- fachada;
- elétrica;
- hidráulica.
O importante é chegar a um valor justo para proprietário e comprador, de forma que ambos saiam com a certeza de terem feito o melhor negócio.